segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estado de SP investe R$ 30 milhões para Ibirapuera deixar ostracismo esportivo

O complexo do Ibirapuera já foi o centro esportivo mais importante do esporte em São Paulo. A falta de manutenção, porém, tirou do Constâncio Vaz Guimarães o posto. Para tirar o tradicional complexo do ostracismo, o governo do estado está investindo pesado.
Por R$ 30 milhões, o local vai ganhar uma pista de atletismo moderna, um parque aquático que pode receber grandes competições e um ginásio para eventos internacionais, com capacidade de público para 10 mil pessoas. Três opções que a cidade não tinha há um ano.



Aos 53 anos, o Ibirapuera sofreu com os problemas para manter sua enorme área. Seu principal prédio, o ginásio Geraldo José de Almeida, era a única opção pública para eventos indoor, mas sofria com a chuva – o Mundial feminino de basquete de 2006, que teve jogos interrompidos por goteiras, é o exemplo mais visível, mas não único.



A pista de atletismo do estádio Ícaro de Castro Mello estava destruída, oito anos depois de sua última reforma. Pior situação vivia o parque aquático Caio Pompeu de Toledo. Esquecidas, as duas piscinas (um tanque para saltos e uma piscina olímpica) tinham uma série de infiltrações e estavam sem água há meses.



A reforma de todo o complexo, a primeira renovação geral que o local enfrenta, começou em agosto. Cerca de 70% dos trabalhos devem ser concluídos até janeiro, incluindo a pista e a cobertura do ginásio, as duas principais intervenções da reforma.



Pista de atletismo

A pista de atletismo está recebendo atenção especial, para garantir a obtenção do certificado Class 1 da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo). O documento é vital para que o Ibirapuera possa receber competições de grande porte. A outra pista paulistana homologada é a do Centro Olímpico, mas o local, além da pista, tem pouca infraestrutura para público.



Para isso, a empresa responsável pela reformatrouxe um técnico credenciado pela Iaaf para supervisionar os trabalhos. Com o nivelamento da base de concreto, a instalação do piso especial alemão regupol, feito com borracha reciclada e cortiça, é um dos últimos passos antes da liberação do local.



Ginásio do Ibirapuera

É o local que recebe as mudanças mais amplas. A cobertura é a principal delas: contra as goteiras, o Ibirapuera será coberto com uma lona tencionada de PVC, impermeabilizando o telhado. Na área interna, as cadeiras serão trocadas e camarins, banheiros e camarotes serão renovados. O mais sensível, no entanto, será a nova iluminação, com 2400 lux, que possibilitará transmissões em HD no local.



A quadra vai ganhar piso especial, de manta pré-fabricada de borracha reciclada de pneus e recoberta por uma camada de resina de poliuretano autonivelante. Esse piso também será usado na reforma da quadra do Ginásio Mauro Pinheiro.





Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário