sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Futebol de Cegos: Brasil vai em busca do tri mundial

Brasil vai brigar por uma vaga paraolímpica
As dez melhores seleções do planeta entrarão em campo em busca do título do Mundial de Futebol de 5 para cegos, que será realizado entre os dias 14 a 22 de agosto, em Hereford, na Inglaterra.
A competição dará uma vaga nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012. O Brasil, que está no grupo B da competição, não terá vida fácil na sua caminhada em busca do tricampeonato mundial. O escrete canarinho terá pela frente adversários tradicionais na modalidade, como Argentina, França e China.

Presente no bicampeonato paraolímpico em Pequim, o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, confia no título e diz que a atual seleção é uma das gerações mais técnicas da história.
"O Brasil tem tudo para conquistar o tri. Esta é a expectativa do CPB. O Mundial terá muitas seleções tradicionais, mas acreditamos no título e na classificação para os Jogos Paraolímpicos de Londres", avaliou Mizael, que foi considerado o melhor jogador do mundo na modalidade em 2001.

A seleção brasileira nem teve tempo de descanso após desembarcar na Inglaterra. No mesmo dia da chegada, o elenco realizou um treino físico em Manchester, local de aclimatação da delegação. O objetivo do grupo é estar totalmente habituado com o clima, temperatura e horário do local.

O jogador Sandro Laina está confiante em uma boa estreia.
"Depois de tantos treinos, estamos muito ansiosos pelo Mundial. Queremos colocar em prática o bom trabalho desenvolvido por nós. O grupo está unido, alegre e muito confiante", falou o atleta.

A estréia no torneio será no dia 15 de agosto, contra a China. O jogo marca o reencontro dos dois finalistas dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008, quando o time verde amarelo conquistou o ouro contra os donos da casa após uma virada de 2 a 1.

Um dia após a estréia, o Brasil entra em campo para enfrentar um dos seus maiores rivais futebolísticos, a França. A atual campeã européia chega ao mundial com um grupo jovem, mas nem por isso menos talentoso. No dia 18 de agosto o Brasil enfrentará o azarão do grupo B, a Grécia, que só conquistou a vaga no Mundial após a desistência de Camarões.


A participação brasileira na primeira fase será encerrada com um grande clássico. No dia 19 de agosto, os “Murcielagos” (morcegos), apelido da seleção argentina, entram em campo contra o Brasil em busca da hegemonia sul americana no futebol de 5 para cegos. Também bicampeões mundiais da modalidade, a Argentina já conquistou uma prata, em Atenas 2004, e um bronze, em Pequim 2008, em Jogos Paraolímpicos.

Com um grupo habilidoso, a delegação técnica classifica a seleção brasileira como uma das mais técnicas dos últimos tempos. Destaque para Ricardinho, eleito o melhor do mundo, e para o jovem jogador Jeferson Gonçalves. Baiano de 20 anos, Jefinho é uma das apostas do grupo. Além de Sandro Laina, o Brasil conta no grupo com referências do futebol de 5 como Bill, Damião, Scharles, João, Marcos, Fábio e Tafarel.


Goleiros
Fábio Luis Ribeiro de Vasconcelos
Antonio Taffarel de Carvalho

Jogadores
Jeferson da Conceição Gonçalves/  Salvador- BA
Scharles Dean dos Santos / Salvador- BA
Marcos José Alves Felipe / João Pessoa- PB
Severino Gabriel da Silva (Bill) / João Pessoa- PB
João Batista da Silva / Rio de Janeiro- RJ
Damião Robson de Sousa Ramos / João Pessoa- PB
Ricardo Steinmetz Alves / Porto Alegre- RS
Sandro Laina Soares / Rio de Janeiro- RJ

Técnico
Ramon Pereira / Rio de Janeiro – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário