Brasil vai brigar por uma vaga paraolímpica
As dez melhores seleções do planeta entrarão em campo em busca do título do Mundial de Futebol de 5 para cegos, que será realizado entre os dias 14 a 22 de agosto, em Hereford, na Inglaterra.A competição dará uma vaga nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012. O Brasil, que está no grupo B da competição, não terá vida fácil na sua caminhada em busca do tricampeonato mundial. O escrete canarinho terá pela frente adversários tradicionais na modalidade, como Argentina, França e China.
Presente no bicampeonato paraolímpico em Pequim, o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, confia no título e diz que a atual seleção é uma das gerações mais técnicas da história.
"O Brasil tem tudo para conquistar o tri. Esta é a expectativa do CPB. O Mundial terá muitas seleções tradicionais, mas acreditamos no título e na classificação para os Jogos Paraolímpicos de Londres", avaliou Mizael, que foi considerado o melhor jogador do mundo na modalidade em 2001.
A seleção brasileira nem teve tempo de descanso após desembarcar na Inglaterra. No mesmo dia da chegada, o elenco realizou um treino físico em Manchester, local de aclimatação da delegação. O objetivo do grupo é estar totalmente habituado com o clima, temperatura e horário do local.
O jogador Sandro Laina está confiante em uma boa estreia.
"Depois de tantos treinos, estamos muito ansiosos pelo Mundial. Queremos colocar em prática o bom trabalho desenvolvido por nós. O grupo está unido, alegre e muito confiante", falou o atleta.
A estréia no torneio será no dia 15 de agosto, contra a China. O jogo marca o reencontro dos dois finalistas dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008, quando o time verde amarelo conquistou o ouro contra os donos da casa após uma virada de 2 a 1.
Um dia após a estréia, o Brasil entra em campo para enfrentar um dos seus maiores rivais futebolísticos, a França. A atual campeã européia chega ao mundial com um grupo jovem, mas nem por isso menos talentoso. No dia 18 de agosto o Brasil enfrentará o azarão do grupo B, a Grécia, que só conquistou a vaga no Mundial após a desistência de Camarões.
A participação brasileira na primeira fase será encerrada com um grande clássico. No dia 19 de agosto, os “Murcielagos” (morcegos), apelido da seleção argentina, entram em campo contra o Brasil em busca da hegemonia sul americana no futebol de 5 para cegos. Também bicampeões mundiais da modalidade, a Argentina já conquistou uma prata, em Atenas 2004, e um bronze, em Pequim 2008, em Jogos Paraolímpicos.
Com um grupo habilidoso, a delegação técnica classifica a seleção brasileira como uma das mais técnicas dos últimos tempos. Destaque para Ricardinho, eleito o melhor do mundo, e para o jovem jogador Jeferson Gonçalves. Baiano de 20 anos, Jefinho é uma das apostas do grupo. Além de Sandro Laina, o Brasil conta no grupo com referências do futebol de 5 como Bill, Damião, Scharles, João, Marcos, Fábio e Tafarel.
Goleiros
Fábio Luis Ribeiro de Vasconcelos
Antonio Taffarel de Carvalho
Jogadores
Jeferson da Conceição Gonçalves/ Salvador- BA
Scharles Dean dos Santos / Salvador- BA
Marcos José Alves Felipe / João Pessoa- PB
Severino Gabriel da Silva (Bill) / João Pessoa- PB
João Batista da Silva / Rio de Janeiro- RJ
Damião Robson de Sousa Ramos / João Pessoa- PB
Ricardo Steinmetz Alves / Porto Alegre- RS
Sandro Laina Soares / Rio de Janeiro- RJ
Técnico
Ramon Pereira / Rio de Janeiro – RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário