Experiência deve ser lúdica e não estimular a competitividade
Os benefícios do esporte na infância vão além do controle da obesidade e do desenvolvimento da coordenação motora. A prática de atividades físicas em grupo é capaz de definir habilidades socioemocionais e cognitivas no futuro da criança. Especialista em desenvolvimento infantil no esporte, Rodrigo Flores Sartori explica, porém, que é preciso fazer com que a experiência se não se torne uma obrigação. Para isso ele defende que se trabalhe com os pequenos em etapas.
Quando a criança é apresentada pela primeira vez a um esporte ou atividade física é essencial que ela sinta-se à vontade, em um contexto lúdico:
— A primeira vez que uma pessoa começa a praticar algo, se eu ficar dizendo que está errado, que ela não sabe fazer, ela vai se desinteressar — exemplifica Sartori.
Em um segundo momento, de acordo com o professor, que dá aulas na Parque Esportivo da PUCRS, a criança passa por uma fase de aprendizagem. Nessa etapa, ela deve ser orientada por um profissional. Ela vai aprender a fazer os movimentos do esporte e desenvolver autonomia para jogar, mesmo que informalmente.
Para o especialista, essa é uma forma que fazer com que os pequenos se engajem de forma natural. Os pais também podem estimular a criança, oferecendo oportunidades em várias modalidades, com diferentes exigências motoras, para que ela própria possa escolher o esporte que mais lhe agrada.
— Qualquer esporte tem seus benefícios, desde que esteja respeitando as características da criança e esteja adequado a ela.
Estímulo social
O esporte também pode proporcionar habilidades que não estão relacionadas ao desempenho físico mas que são importantes para a vida social no futuro. Noções de convívio em sociedade, de regras e de interação são comuns a qualquer prática esportiva em grupo. Além disso, a criança desenvolve capacidades cognitivas ligadas à liderança, tomada de decisões, planejamento e gestão.
Etapas da prática do esporte na infância segundo o especialista:
:: estimulação motora
Criar um contexto lúdico, em que a criança sinta prazer em praticar o esporte e que seja adaptado às características da faixa etária.
:: aprendizagem motora
Ensinar o esporte e os movimentos à criança, para que ela tenha autonomia para jogar, informalmente.
Sugestões para incentivar os pequenos:
:: não pressionar a criança;
:: ofereça diferentes modalidades para que ela possa escolher uma;
:: estimule-a com atividades externas, que proporcionem experiências motoras, como jogar bola em um parque, correr, andar de bicicleta, brincar em um lugar aberto.
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