quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Contra fraudes, Fifa vai implantar sistema on-line de transferências de jogadores

A Fifa implantará a partir do próximo dia 1º o Transfer Matching System
(TMS), um sistema de dados on-line que facilitará as transferências de
jogadores e que servirá para evitar a lavagem de dinheiro e preservar os
jogadores menores de idade.

Segundo o site da Fifa, em fevereiro de 2008, o TMS começou a funcionar em fase de testes em 18 países e agora, que já está presente em todas as federações associadas à entidade e em um total de 3.633 clubes, passa a ser obrigatório em todas as transferências internacionais.

Aos 15 anos, Andrigo aceita retornar ao Inter com "salário de profissional" .Ainda de acordo com a Fifa, os dois clubes envolvidos em uma negociação terão de introduzir a mesma informação no TMS. Caso contrário, a transferência será bloqueada e as associações não poderão expedir ocertificado de transferência internacional (CTI).

Em linhas gerais, deverão ser introduzidos mais de 30 dados por transação, entre eles a informação sobre o jogador, sobre o clube, todos os valores envolvidos, inclusive os pagos aos clubes formadores, as datas de vencimento e os dados bancários.

O presidente da entidade, Joseph Blatter, comemorou a implantação do novo sistema e o definiu como "um momento histórico para o futebol".

"O TMS é um sistema on-line relativamente simples, mas causará um enorme impacto sobre a transferência internacional de jogadores. Graças ao TMS, as autoridades do futebol têm mais detalhes sobre cada transferência. O mais importante é que ele torna mais transparente cada transação e nos ajuda em aspectos como a luta contra a lavagem de dinheiro e a proteção de menores de idade em transferências", disse.

"Todos os dados deverão ser confirmados mediante documentação. Para isso, serão colocados no sistema cópias digitalizadas dos documentos de identificação do jogador, de seu novo contrato de trabalho e do contrato de transferência. Este sistema substitui o antigo em formato de papel", explica a Fifa, que mostrou preocupação especial com os jovens atletas.

"No caso de jogadores jovens e menores de idade, o TMS também tem uma função vital. Por monitorar o histórico de cada jogador, o sistema pode ser usado para que cada clube com participação na formação de um atleta possa receber as quantias apropriadas quando o atleta em questão for negociado.", acrescenta o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário